SINDICER - Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha

Fone/Fax: (48) 3434-1525       Morro da Fumaça - SC       Fale conosco

Menu

Coluna esquerda

Fale conosco

Av. do Contorno, km 13,175 s/n
Bairro Capelinha
Morro da Fumaça - SC
Fone/Fax: (48) 3434-1525

» entrar em contato

Conteúdo do site

Notícias e Eventos

Coopemi realiza seminário para apresentar projeto de extração conjunta

25 Maio, 2009

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Coopemi realiza seminário para apresentar projeto de extração conjunta

Foi realizado no ultimo sábado (23/05), nas dependências do Sindicer, o 1° Seminário de Extração Conjunta. Na ocasião, ceramistas, autoridades políticas e populares tiveram a oportunidade de conhecer o projeto que a Cooperativa de Exploração Mineral (Coopemi) está lançando para beneficiar a produção de telhas, tijolos e demais produtos cerâmicos. Uma parceria com 74 associados permitiu à cooperativa adquirir duas áreas num total de 30 hectares para a extração da argila que deve também diminuir significativamente os danos ambientais causados pelas mais de 450 jazidas existentes na região

De acordo com o projeto, a Coopemi se responsabilizará pela legalização da lavra, pela retirada do material e pelo carregamento até o caminhão da empresa. “Uma vez a cooperativa fazendo a extração, todos os ceramistas terão mais tempo para se dedicar a sua empresa, vão ter uma boa redução de custos e com certeza um produto com melhor qualidade.” Observa, o Geólogo José Luiz Azevedo dos Santos coordenador do projeto. Ainda de acordo com ele já existe um custo calculado. “Sobre este custo será sobreposto algo em torno de 30% que servirá como um caixa para a aquisição de novos terrenos, então chegamos a um valor de R$ 6,00 a 8,00 por m3. Para o ceramista uma redução de até 40% em relação ao gasto atual”, completa.

Cooperativismo faz a diferença

O presidente da Coopemi, Sergio Pagnan, falou da importância do cooperativismo no setor que representa 20% do PIB nacional. “Eu fico muito feliz pelos nossos ceramistas que estão conscientes da importância de se trabalhar em conjunto, haja vista que o momento atual requer novas idéias e tecnologias, o mercado diz não para produtos fora da norma e de má qualidade, por tanto, os cooperados estão um passo a frente daqueles que não querem se adequar e infelizmente para estes, outros virão e tomarão os seus lugares”, argumenta Pagnan.


O deputado estadual Décio Goes, Presidente da comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, falou da importância do evento tanto para os empresário, como para os trabalhadores, já que na região são mais de 30.000 empregos neste setor.

Para o deputado estadual Valmir Comin a iniciativa mostra que o momento requer novas atitudes do segmento. “Eu sempre acreditei no setor e acredito ainda mais a partir deste projeto, o segmento é promissor, no entanto os ceramistas precisam se adaptar, qualificar e requalificar. Os portugueses e espanhóis estão vindo ai com robôs para trabalhar 24 horas sem parar, por isso penso que este é um grande passo para o nosso oleiro, peço a todos que prezem e preservem este projeto”, destacou Comin.

A exploração conjunta só depende de licenciamento ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). De acordo com os órgãos tudo estará pronto em no máximo 20 dias. A extração conjunta será iniciada assim que estas licenças forem liberadas e deverá ser realizada por uma empresa terceirizada, sendo que a lavra será coordenada pelo geólogo José Luiz, tendo ainda assessoria de profissionais nas áreas das Engenharias de Minas e ambiental, biólogo e assessoria jurídico.

Inaugurado Tele Centromineral

Ainda na oportunidade, a COOPEMI inaugurou o Telecentro Mineral, ou seja, um laboratório equipado com 10 computadores com acesso a internet para que seus associados possam realizar seus pedidos de área para extração mineral, bem como acompanhar os processos e o andamento do cronograma de cada lavra. Além disso, o Telecentro Mineral será destinado para a formação digital do setor, com curso de informática para executivos. Durante o período de recesso escolar do segundo semestre serão oferecidos cursos a jovens estudantes e funcionários das cerâmicas.



Cerâmica Artística
O café colonial servido aos participantes do seminário, em louças e utensílios de cerâmica produzida pelo Núcleo de Cerâmica Artística do Sindicer mostrou aos seminaristas a beleza e qualidade das peças artesanais produzidas pelo setor.

Almoço de confraternização
Após o seminário, os participantes foram recepcionados no Sítio Sonho Dourado para um almoço de confraternização oferecido pela New Holland, Natreb e Metalúrgica Duarte.

Galeria de Fotos

Mais noticias...
25 Abril, 2014
II Expocerver 2014
15 Abril, 2014
Coopemi inicia extração conjunta
07 Janeiro, 2013
O Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequeno Indústrias - Procompi encerrou em Dezembro, teve duração de 18 meses, e teve parceria do IEL e Sistema FIESC,CNI, Senai, Sebrae e apoio do Sindicer. O programa trouxe muitas melhorias para as empre
17 Dezembro, 2012
Cooperativas se unem para fortalecer suas atividades
19 Novembro, 2012
Ministério de Minas e Energias e DNPM/Brasília
16 Outubro, 2012
Casa Pronta 2012
19 Agosto, 2012
19 Salão do Imóvel e Construfair 2012
13 Agosto, 2012
41º Encontro Nacional da Ind. de Cerâmica Vermelha
1 2  3  4  5  Próximo

Rodapé